sexta-feira, junho 11

6ºdia Creta ( Grécia )

Guia turistico:Gonçalo Barros

Paisagem mítica: mas Creta é assim por tradição, aliás … talvez a sua própria definição, que nos leva às lendas mitológicas da antiga Grécia. Creta é mítica também pela sua localização geográfica: posicionada na linha de fronteira que divide o mar Egeu do mar Líbico, esta ilha é um verdadeiro posto avançado de demarcação que de uma certa maneira separa a idéia de Europa da Ásia e África.
Creta, a maior ilha dentre as tantas do arquipélago grego, possui clima salubre e muito mediterrâneo. Refrescada pelos ventos que provêm das altas montanhas do centro, aquecida pelo mar e por uma latitude quase africana, Creta tornou-se uma das metas preferidas do turismo mediterrâneo exatamente por causa das suas características meteorológicas climáticas absolutamente favoráveis para hospedar turistas durante o ano inteiro.
Desfiladeiros profundos dividem as suas altas montanhas (montanhas Brancas, Psiloritis e Dicte) que paulatinamente transformam-se em longas planícies muito férteis; um contraste que cria alternância contínua na paisagem às vezes primitiva e selvagem mas com bosques verdes e serenos em outros lugares.
Uma das outras riquezas que tornam Creta única no mundo é o seu subsolo: um patrimônio geológico com mais de 3.000 grutas, pequenas e grandes, muitas das quais inexploradas e contendo uma extraordinária variedade de quartzo, cristais, estalagmites e estalactites.Creta parece uma amostra de um mundo que já não existe, há muitos países que continuam a viver segundo os ritmos da tradição cretense de muitos anos, profundamente ligados às tradições da sua terra. O sabor do café e do esplêndido vinho de Creta acompanham as músicas de danças tradicionais, como o "sousta" e "pentozali", com o acompanhamento da lira cretense e o agradável sabor do vinho local.

Capitão:Richard Michael

Sem comentários:

Enviar um comentário